domingo, 18 de janeiro de 2015



KREATOR - ENDLESS PAIN

Não é de se admirar que o thrash metal se tornou a potência de estilo que é. Todas, praticamente todas as grandes bandas dessa linha estrearam com discos no mínimo explosivos: Kill´em´All, Fistful of Metal, Show no Mercy, Power from Hell, Fear of Tomorrow, Killing is my Business, Sentence of Death... Uma sequência de lançamentos violentos na qual inclui-se com louvor (ou seria melhor dizer com maldição) esse Endless Pain. Cada um dos artistas responsáveis por essas obras iria evoluir no futuro, fazendo experimentações ou acrescentando mais técnica ao seu trabalho, mas a crueza de seus debutes marcaria para sempre a expectativa que cada novo álbum geraria no futuro.
Graças ao recrudescimento que o fator agressividade obteve no heavy metal ao longo dos anos, os discos mais brutais, mais diretos, da primeira fase do thrash, sofreram menos o impacto do tempo, permanecendo atuais até os presentes dias. É o caso de Endless Pain. Alguns discos de metal extremo daquela época poderiam, atualmente, quase serem considerados como metal tradicional, mas a estréia do Kreator ainda é brutal. E o impacto já é evidente nos primeiros segundos, na faixa título, que inicia tão rápida que praticamente explode na sua cara. Os riffs das duas músicas seguintes, Total Death e Storm of the Beast, soam hoje, para mim, como algo semelhante ao estilo de Mike, do Destruction. Nada demais, afinal as duas bandas são contemporâneas e do mesmo país, além de seus integrantes terem tido as mesmas influências, então quaisquer afinidades são creditadas à cena em que surgiram. As diferenças evidentes entre cada um iriam se reforçar com o passar dos anos, mas, em músicas como Tormentor e Flag of Hate, elas saltam aos olhos, pois essas são as que provavelmente melhor refletem a personalidade que o Kreator desenvolveu e talvez por isso mesmo são as que permanecem no repertório dos shows. Merecidamente, aliás, pois posso afirmar por experiência própria que não importa o quão cansado você esteja, nem quanto álcool tenha consumido, essas duas músicas, geralmente executadas juntas no final do bis, são capazes de lhe arrancar qualquer resquício de energia para agredir as vertebras do pescoço.
O outro grande diferencial dessa fase da banda, e que poderia ser mantido até os dias atuais com doses homeopáticas, era a divisão dos vocais entre as músicas. Mille canta cinco das dez músicas e Ventor as outras cinco. No disco seguinte essa proporção já seria reduzida e, no terceiro álbum, completamente deixada de lado. É uma pena, porque eu gostava bastante das performances de Ventor, que tinha uma vocalização mais brutal, um pré-gutural, digamos, ao contrário de Mille, que cantava suas faixas com um timbre mais rasgado, quase viperino. Ao longo do tempo, Mille dominou completamente os vocais e modificou sua forma de cantar, estabelecendo o padrão definitivo para o estilo Kreator de fazer metal, mas se Ventor continuasse se aventurando em uma faixa aqui e outra acolá, seria um bônus deveras interessante para o perfil do grupo.
Entre as músicas ainda não citadas, vale destacar a faixa Cry War, também comandada por Ventor. As demais, como Bone Breaker, Son of Evil e as restantes mantém o padrão de agressividade e soco na cara que permeia todo o disco. Nada mal para uma banda que acreditava que esse seria o único disco que conseguiriam gravar e, hoje, está merecidamente entre as mais importantes e influentes que já existiram, sendo headliners de festivais e ocupando, merecidamente, a posição de destaque que tem no thrash metal, na Alemanha e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário