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RAMONES – ROCKET TO
RUSSIA
Meu primeiro contato
efetivo com os Ramones foi através de uma coletânea dupla em vinil, chamada
Ramones Mania, adquirida na saudosa loja Francinet Discos. Devo confessar que o
que ouvi me deixou um pouco confuso. O Ramones era uma banda punk e,
efetivamente, encontrei isso no disco, mas havia algo inesperado naquelas
músicas.
Minhas primeiras
audições do que seria punk rock vieram com as bandas seminais brasileiras.
Ratos de Porão,Cólera e Olho Seco principalmente, além, inclusive, de
Mercenárias e Replicantes. Entre as bandas estrangeiras, a primeira que me
lembro de ter tido contato foi o Sex Pistols. Tanto por um lado, como pelo
outro, havia uma pegada bastante agressiva em todas elas, com guitarras
fortemente distorcidas. O Ramones tem músicas bastante agressivas, sem dúvida, mas
o que me chamou atenção mesmo foram as canções – e elas me pareceram ser
maioria – com aquele clima dos grupos vocais de rock´n´roll e pop music que
atuaram na virada das décadas de cinquenta e sessenta. Beach Boys, The Ronettes
e rockabilly no geral são o embrião de inúmeras músicas como Ramona, I Wanna Be
Well, Here Today Gone Tomorrow, Rockaway Beach e até mesmo, apesar do título,
Sheena Is a Punk Rocker. Todas são músicas que escancaram a fonte em que o
Ramones bebeu, bem como o empenho que eles tiveram para voltar ao básico do
rock. Faixas curtas, sem nenhuma enrolação, direto ao ponto da melodia e do
refrão. Músicas de uma época em que o rock podia ser naturalmente radiofônico.
Não estou me referido a essa bobagem de que o progressivo e o AOR estavam
dominando as radios, na década de setenta, e o rock perdeu sua essência, blábláblá… Eu
detesto esse tipo de argumento frágil em que um gênero tem que culpar o outro
pela sua eventual perda de exposição. Existe gosto para tudo e as pessoas
sempre vão ter preferência por um tipo ou outro de som, o que não faz com que
nenhum deles passe a ser “melhor” do que o outro.
Tampouco eu creio que
os Ramones queriam encabeçar algum revival do tipo. Eles apenas se empenharam
em fazer a música que gostariam de escutar e isso basta para que se atinjam os
objetivos almejados. Rocket to Russia foi o terceiro disco da carreira e o último
com a formação original, contendo o baterista Tommy Ramone. A capa minimalista
e eficiente replica em parte as intenções da capa do album de estréia. Uma foto
em preto e branco da banda como ela é, mais afinada com o conceito de gangue do
que de família, tão direta quanto as músicas contidas em sua embalagem. Nesse
clima, faixas como Cretin Hop, Teenage Lobotomy ou We´re a Happy Family se
adequam mais ao conceito de punk rock que ocupa meu imaginário, bem como, pela
parte lírica, I Don´t Care comparece como exemplo perfeito de poesia punk.
Se os Ramones são
repetitivos, que sejam dados os parabéns por essa característica, pois os
coloca ao lado das melhores bandas do mundo, como AC/DC, Motorhead, ou até
mesmo Rolling Stones, que são repetitivos no sentido de terem uma assinatura
musical tão forte que rapidamente os identifica. Isso não é repetição, é
personalidade, é foco. A música dos Ramones tem esse traço e nunca soa
enfadonha. Somente os grandes podem ser assim.
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